Exposição Nanoarte participa da Feira de Ciência e Tecnologia de Santos

Evento vai até quarta (21) no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais)

A exposição Nanoarte, idealizada por membros do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) está participando da Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT) em Santos (SP). O evento vai até quarta-feira (21) e as atividades acontecem no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais).

Desenvolvida por técnicos administrativos e pesquisadores do CDMF na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Nanoarte mistura ciência e conceitos artísticos em figuras que surgem a partir de imagens feitas em um microscópio eletrônico de varredura (MEV) e são coloridas no Photoshop. Essas imagens captadas no microscópio são feitas com os materiais estudados pelos alunos de graduação e pós-graduação do CDMF, como prata, ouro e outros compostos sintetizados no laboratório.
Ricardo Tranquilin e Rorivaldo Camargo são os idealizadores do projeto e principais autores das imagens. A Nanoarte já esteve em diversas cidades do Brasil e do mundo, como São Carlos (SP), Franca (SP), Natal (RN), Tatuí (SP), Nova Iorque (EUA), San Sebastian (Espanha), Castellón (Espanha) e Tel Aviv (Israel). No fim de 2014, a exposição esteve ainda no terceiro Festival Internacional de NanoArt, na Romênia.


Nanoarte em livro
Em junho deste ano foi lançado o livro “Nanoarte: A arte de fazer arte”, reunindo mais de 200 imagens. As ilustrações são acompanhadas por duas legendas – uma com o nome científico do material e outra com sua interpretação artística. A distribuição do livro é gratuita e pode ser feita através do email elson.liec@gmail.com ou pelo telefone (16) 3351-8214. A obra também está disponível na internet, pelo endereço http://www.lpcvisual.com.br/nanoarte.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).