Bacharel com atribuições tecnológicas (1962) e Licenciado m Química (1963) pela Universidade de São Paulo (1963) na ex FFCL. Doutorado em Ciências – Química pela Universidade de São Paulo (1969), orientado por Ernesto Giesbrecht. Pós doutoramentos em Minnessota UMD (1971/2) prof. Larry C. Thompson e SanDiego UCSD (1981/2) USA prof. Teddy G. Traylor. Ex-docente do IQ-USP e IQ-UNESP.
Atualmente professor titular (Professor Sênior) da Universidade de São Paulo no D. Química da FFCLRP em Ribeirão Preto, tendo sido chefe de Departamento e presidente das comissões de pós-graduação e de cultura e extensão. Linhas de pesquisa (principalmente): terras raras, sol-gel, luminescência, nanocompósitos, catalisadores, porfirinas, bioinorgânica, recuperação de terras raras, MOFs; coordenador do Laboratório de Terras Raras (LTR). Fundador e primeiro presidente do Centro de Estudos Químicos Heirich Rheinboldt do D. Quimica da ex-FFCL-USP em 1960.
Sócio Fundador e membro de diretoria da SBQ. Pertenceu aos comites assessores da CAPES e do CNPq tendo sido coordenador do CA/QU do CNPq. Indicado no 4º Encontro sobre Terras Raras (Aracaju abril 2010) como coordenador de iniciativa sobre a retomada da produção de Terras Raras que nos levou a participar das reuniões do GTI interministerial MME/MCTI / Prospectiva sobre minerais de Terras Raras que elaborou relatório aos ministros de ME e CTI em novembro de 2010. Participação em reuniões no MCTI juntamente com representantes do MCTI e MME sobre a retomada da mineração e beneficiamento e separação da Terras Raras. Depoimento na Câmara dos Deputados sobre a mineração das Terras Raras na sub comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (2013).
Sócio cotista da PDT Pharma (20 %) empresa de pequeno porte que visa a produção de farmoquímicos e medicamentos da área de terapia fotodinâmica para o tratamento de câncer de pele. Consultor de projetos na área de Terras Raras. Prêmio Walter Borzani do CRQ IV em 2013 e medalhas Simão Mathias e Eduardo Vicchi em 2014. Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Pesquisador 1A, 158publicações indexadas, 8 patentes depositadas INPI, 53 teses/dissertações orientadas, 3065 citações e índice h=29. Webofscience: serra oa or (serra o and ito as) or (serra osvaldo a). Prof. visitante Senior na UFABC em 2017 e 2018. Atualmente Prof. Titular Colaborador Senior na USP.