O CEPID – CeRTEV (Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials) foi criado em 2013. Ele é composto por 14 pesquisadores experientes das áreas de engenharia e ciência dos materiais, química e física, das cidades de São Carlos e Araraquara. Destes, 9 PIs dedicam-se em tempo integral ao CeRTEV. Cerca de 60 estudantes de pesquisa e post-docs estão associados a esses pesquisadores.

Os projetos científicos tratam da estrutura, processos cinéticos (difusão, relaxação, fluxo viscoso e cristalização) e propriedades de materiais formadores de vidros. Os projetos de cunho tecnológico visam o desenvolvimento ou melhoria de vidros e vitro-cerâmicos para aplicação em óptica, eletrônica, odontologia e medicina.

A palestra será ilustrada com exemplos relevantes e vídeos sobre resultados selecionados dos projetos, tais como o uso de técnicas de Dinâmica Molecular para testar modelos de cristalização; e de Inteligência Artificial para a previsão de propriedades físico-químicas de vidros.