Resumo: A demanda mundial em desenvolver dispositivos de armazenamento de energia elétrica tem se tornado cada vez mais indispensável devido as novas e crescentes fontes de energias renováveis, tais como eólica e fotovoltaica. Nessa direção, o desenvolvimento de baterias estacionárias para o armazenamento de energia tem despertado grande interesse na comunidade científica devido a sua confiabilidade e menor custo.

As baterias de íons de lítio foram consideradas uma das candidatas mais adequadas para uso no armazenamento de energia estacionária, no entanto, existem preocupações sobre o custo de produção como também o limite geopolítico das fontes de lítio no mundo, nos quais têm limitado o uso dessas baterias. A fim de desenvolver os dispositivos de armazenamento de energia proveniente de fontes alternativas, é pretendido o uso de elementos abundantes na crosta terrestre e ecologicamente corretos. As baterias de íons sódio apresentam o potencial de atender esses requisitos devido à ampla disponibilidade do elemento sódio e de seu baixo custo.

Os óxidos lamelares de Na(M)MnO 2 (M= metal de transição) vêm sendo largamente investigados como potenciais materiais catódicos para uso nas baterias de íon sódio. Nesta apresentação serão abordados a síntese e caracterização estrutural e eletroquímica do oxido lamelar Na 2/3 Ni 1/3 Mn 2/3 O 2 obtidos a partir do método sonoquímico, como potencial aplicação no cátodo das baterias de íons sódio.