Artigo fruto de parceria do CDMF com a UEPG e a UJI é eleito “hot paper” de 2018 pela revista Physical Chemistry Chemical Physics

Pesquisas são resultantes de parceria Intenacional

Capa da revista PCCP elaborada por Ênio Longo

A revista Physical Chemistry Chemical Physics escolheu um artigo do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) como «hot paper» de 2018 pela sua contribuição para o controle das propriedades dos materiais multiferróicos. Resultado de projeto de colaboração internacional entre pesquisadores do CDMF, liderado pelo professor Elson Longo, e o Grupo de Química Teórica e Computacional da Universidade espanhola Jaume I (UJI), liderado pelo professor Juan Manuel Andrés Bort, o trabalho foi escolhido como um artigo importante ou artigo quente de 2018 pela revista Physical Chemistry Chemical Physics (PCCP), uma das principais publicações nesta área. O trabalho tem como primeiro autor Renan Ribeiro, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e contou com a orientação de Sérgio Lázaro, também da UEPG.

Além disso, outra de suas linhas de atuação foi destacada no relatório anual da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por seu grande potencial em aplicações futuras.

Em particular, o artigo escolhido como um importante trabalho de 2018 pela revista PCCP apresenta avanços significativos no controle das propriedades de materiais multiferróicos, materiais com extensas aplicações tecnológicas, especialmente para a indústria eletrônica.

Este estudo utilizou cálculos computacionais para investigar como as vacâncias de oxigênio dos compostos multiferróicos de ATiO3 (A = Mn, Fe, Ni) modificam suas propriedades magnéticas e eletrônicas. Os pesquisadores demonstraram como controlar essas vacâncias de oxigênio e projetaram uma estratégia valiosa para modular as propriedades multiferróicas desses materiais e, assim, estender suas possíveis aplicações tecnológicas.

Além disso, o relatório anual da FAPESP destaca os avanços do projeto Síntese e caracterização de heteroestruturas de ZnO / SnO2 obtidas pelo método hidrotérmico: aplicação como sensores de gases, em relação a futuras aplicações. Por exemplo, para o desenvolvimento de dispositivos semelhantes “bafômetros” que, mediante o uso de sensores, permite avaliar os dados de glicemia.

O estudo destacado pela Fapesp, publicado no Journal of Alloys and Compounds, mostra como hastes nanométricas (nanorods) de tungstato de prata (α-Ag2WO4) têm uma alta sensibilidade à acetona e podem ser utilizadas repetidamente para fazer a medição dos níveis deste composto. Uma vez que a acetona é um marcador respiratório para a diabetes, uma vez que a quantidade exalada por diabéticos é de aproximadamente duas vezes aos exalados por não diabéticos, este material pode ser usado na fabricação de sensores capazes de detecção de níveis acetona na respiração humana e, por conseguinte, como um método para o diagnóstico não invasiva desta doença.

Ambas as obras são resultado de uma colaboração de quase 30 anos entre o CDMF e o grupo da UJI , o que resultou em inúmeros artigos científicos no campo da química computacional e ciência dos materiais. Além disso, o trabalho destacado pela FAPESP também envolveu pesquisadores da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual do Piauí e da Universidade de Aix-Marseille, na França.

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Publicações:

Ribeiro, R. A. P.; Longo, E.; Andrés, J.; de Lazaroa, S.R.  “A DFT investigation of the role of oxygen vacancies on the structural, electronic and magnetic properties of ATiO3 (A = Mn, Fe, Ni) multiferroic materials” Phys. Chem. Chem. Phys., 2018, DOI: 10.1039/c8cp04443k

Da Silva, L.F.; Catto, A.C.; Avansi Jr., W.; Cavalcante, L.S.; Mastelaro, V.R.; Andres, J.; Aguir, K.; Longo, E.  Acetone gas sensor based on α-Ag2WO4 nanorods obtained via a microwave-assisted hydrothermal route. Journal of Alloys and Compounds, 2016, 683, 186-190

Publicação original da página da UJI AQUI

Sobre LAbI UFSCar 2822 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.