Pesquisadores argentinos fazem palestras em Bauru

Apresentações tratarão do ensino de ciências e de sensores de gases tóxicos

Os professores Viviana Carolina Llanos e Miguel A. Ponce farão palestras na próxima quinta-feira, 26, às 14h, no anfiteatro da Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru.

Llanos é pesquisadora associada do Conicet (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas, na sigla em espanhol) na área de Psicologia e Ciências da Educação, professora adjunta da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNICEN) e diretora do Centro de Pesquisa em Educação em Ciência e Tecnologia (NIECyT). Bacharela em educação matemática e doutora em ensino de ciências com habilitação em matemática, suas linhas de pesquisa concentram-se em didática matemática, conceituação em matemática e utilização de recursos no ensino. Sua palestra em Bauru será intitulada “Recursos educativos utilizados por professores de Matemática, Física, Química e Biologia na modalidade on-line”.

Ponce possui graduação em Química, doutorado em Ciência dos Materiais e completou dois pós-doutorados em Física do Estado Sólido. É professor adjunto da Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMDP) e pesquisador independente do CIFICEN (Centro de Pesquisas em Física e Engenharia do Centro da Província de Buenos Aires, na sigla em espanhol), ligado ao CONICET. Ele rabalha no desenvolvimento e caracterização de materiais para sensores de gases, com particular interesse em sensores de gases tóxicos e explosivos, tendo mais de 75 artigos de pesquisa publicados, e participa de diversos projetos de ciência e tecnologia em colaboração com o Brasil e Itália. Possui três títulos de patentes concedidos e outros três em coparticipação com a UFSCar e a Unesp. Trabalhou em projetos de lei para prevenir mortes por monóxido de carbono na legislatura nacional argentina e atualmente é referência argentina em relação a acidentes com monóxido de carbono. O título da palestra a ser apresentada em Bauru é “Soluções tecnológicas UNMDP-CONICET na mitigação de acidentes causados por gases tóxicos e explosivos: “‘A mecânica quântica e o aquecedor’”.

A atividade está sendo organizada pelo grupo de modelagem e simulação molecular da Unesp de Bauru, coordenado pelo por Júlio Ricardo Sambrano, pesquisador associado do CDMF, e pelo grupo de ensino em ciências e tecnologia educacional, coordenado por Aguinaldo Robinson de Souza.

As apresentações também serão transmitidas pelo YouTube: https://youtube.com/@encited?si=2jaLeo8lPmid5hzE.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.