Informações gerais para usuários
A estação de eletrólise 620 da Scribner é um equipamento multiusuário (EMU) adquirido no projeto do Centro para Inovação em Novas Energias (CINE) no projeto Geração e Armazenamento de Novas Energias: trazendo desenvolvimento tecnológico para o país do vinculada ao processo FAPESP 2017/11986-5. O equipamento será instalado nas dependências do LIEC, no Departamento de Química, da UFSCar – sede São Carlos. Os pesquisadores do LIEC possuem experiência em técnicas eletroquímicas e métodos de eletrólise e estão familiarizados com eletrólises do tipo AWE (Eletrólise alcalina da água – do inglês, Alkaline Water Electrolysis), PEM (Eletrólise com membrana trocadora de prótons – do inglês Proton Exchange Membrane) e AEM (Eletrólise com membrana trocadora de ânions – do inglês, Anion Exchange Membrane). O laboratório permite o treino e assessoramento aos usuários internos e externos para uso do equipamento.EQUIPAMENTO
Algumas caraterísticas principais deste equipamento são:
- Permite a medição de potencial de células em fluxo com densidades de corrente de até ±20 A e ±5V;
- Amplificador programável até 100 A / 5V.
- FlowCell-ETS® software para controle de potencial ou corrente aplicada em modo constante, pulsada ou de varredura com designe de fácil uso para sequenciamento de experimentos, coleta de dados e visualização de gráficos.
- Potenciostato integrado com EIS & HFR (1mHz to 10kHz).
- Reservatórios de eletrólito de vidro borossilicato com controle de temperatura e aquecimento.
- Reservatório para balanceamento de volume e concentração de eletrólito.
- Válvula de controle de pressão diferencial.
- Monitoramento da desumidificação de gás e monitoramento em temo real do fluxo de gases.
- Sistema de fluxo inclui: Software para controle das bombas peristálticas, da velocidade de aquecimento e/ou pressão nos reservatórios de eletrólito, além de ser desenhado para fácil remoção, reabastecimento, purga, limpeza e drenagem. Não há partes metálicas em contato com eletrólito.
- Permite trabalhar com gases secos ou umidificados;
- IMPORTANTE: Todas as regras para uso do equipamento descritas no formulário de submissão da proposta devem ser seguidas à risca, do contrário o usuário não poderá realizar os experimentos da proposta devido a manutenção da segurança do próprio usuário e dos demais integrantes do laboratório.
PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O SITE:
Site ScribnerSUBMETA SUA PROPOSTA
RELATÓRIO
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
O equipamento está localizado no prédio do LIEC (Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica) no departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar).