Título: Uma Introdução à Ciência e Tecnologia dos Materiais e a Alguns de seus Avanços Recentes e Desafios Atuais
Pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir 01/2021. Possui graduação (2003) e mestrado (2006) em Engenharia de Materiais pela UFSCar. Doutor em Física de Materiais pela Universidade Joseph Fourier, de Grenoble, França, e em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar (2009), tendo desenvolvido sua tese em cotutela entre as duas universidades. Durante o período de doutoramento em Grenoble, realizou suas atividades de pesquisa no Instituto Louis Néel/CNRS. Foi professor doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (2011 a 2013), onde atuou também como coordenador dos cursos de graduação em Engenharia de Manufatura e Engenharia de Produção. Docente do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar desde 2013.
Atua nas áreas de materiais para armazenagem de hidrogênio, informação tecnológica em materiais, e educação em Engenharia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (nível 2) do CNPq desde 03/2016. É co-autor de 68 artigos científicos (índice H = 17, SCOPUS). Docente credenciado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM/UFSCar), tendo orientado ou co-orientado um total de 19 dissertações ou teses. Em 2019 propôs a criação da nova linha de pesquisa ‘Educação em Engenharia de Materiais’ do PPG-CEM. Foi co-organizador do livro de divulgação ‘Engenharia de Materiais para Todos’, já em sua terceira edição, o qual foi finalista do Prêmio Jabuti de 2011.
Desde 2014, é o coordenador institucional do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais, o NIT/Materiais. Foi coordenador do curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar entre junho de 2015 e junho de 2019. Coordenou a proposição e o primeiro ano de execução do Projeto Institucional de Modernização do curso de Engenharia de Materiais da UFSCar (2019 a 2026, aproximadamente 2,6 milhões de reais), financiado pela CAPES e pela Comissão Fulbright (EUA).