Título: SARS-CoV2 e medicina personalizada: O que eles têm em comum?
Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS-CNPEM)
Possui graduação (2000) e mestrado pela Universidade Federal de Pelotas (2003), doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) com período co-tutela na Université Joseph Fourier (França) e pós-doutorado no Oak Ridge National Laboratory/EUA (2008-2009). Em 2017, obteve sua Livre-Docência pelo Departamento de Físico-Química da Unicamp. Foi pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia onde coordenou a Divisão de Nanomedicina e Nanotoxicologia.
Atualmente é Pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (Sirius) onde coordena a Soft&Bio Materials Division. Desde 2018, é editor da revista Scientific Reports do grupo Nature. É membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2019-2023). É orientador cadastrado nos Programas de Pós-Graduação em Química da Unicamp e em Biotecnociências da UFABC.
Tem experiência na área de Química e atua principalmente nos seguintes temas: (a) síntese de nanopartículas com atividades biológicas contra células tumorais, bactérias resistentes aos antibióticos e vírus; (b) produção de sensores baseados em nanopartículas e (c) modelagem de dados de espalhamento de raios-X. Mais informações podem ser encontradas em www.mateuscardoso.org.
Informações mais detalhadas podem ser obtidas pela URL: <http://lattes.cnpq.br/5602822410102641>