Título: Nanofibras funcionais: desenvolvimento e aplicações na agricultura e meio-ambiente.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
Possui graduação em Engenharia de Materiais (2004) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (2009) pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos – USP (2010). Fez estágio de pesquisa (visiting scholar) durante o doutorado na Harvard University (USA) e durante a graduação na Friedrich-Schiller-University Jena (Alemanha).
É Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desde 2010, atuando na unidade Embrapa Instrumentação, e atualmente secretário-executivo do Comitê Técnico Interno (CTI). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2012, atualmente no nível 1D, e também professor orientador na UFSCar desde 2012, sendo credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e de Biotecnologia (PPGBiotec). É autor/co-autor de mais de 140 artigos científicos internacionais (Índice H=29 na Web of Science, H=28 na Scopus, e H=33 na Google Scholar), 16 capítulos de livro, submeteu 5 pedidos de patentes, e tem algumas centenas de trabalhos apresentados em congressos no Brasil e exterior.
Já orientou/co-orientou mais de 30 alunos de graduação (IC ou monografia de conclusão de curso), 10 alunos de mestrado, 12 alunos de doutorado e supervisionou/co-supervisionou 10 pós-doutorandos. É Editor Associado das revistas Journal of Cluster Science (Springer) e Frontiers in Sensors – Section: Chemical Sensors (Frontiers), e Guest Editor (2021-2022) da revista Sensors and Actuators Reports (Elsevier). É também membro do corpo editorial da revista Scientific Reports (grupo Nature) e de outras 3 revistas científicas internacionais.
Tem experiência na área de Ciência e Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, com foco em polímeros e nanomateriais compósitos para aplicações na agricultura, meio ambiente e biotecnologia. Atua/já atuou nos seguintes temas: nanofibras poliméricas e compósitas, filmes nanoestruturados, sensores e biossensores, sistemas de liberação lenta de insumos, sistemas de adsorção de poluentes, embalagens ativas, microfabricação a laser e espectroscopia de materiais.