LaDiC – CCMC – Perspectivas de ex-membros sobre a Divulgação Científica – Natali De Santi

Estudante do último semestre do curso de Bacharelado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos

As atividades e pesquisas em divulgação da ciência que ocorrem no Laboratório de Difusão Científica, (LaDiC) do Grupo de pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC), abrangem diversas ações desde o ano 2000, quando o CCMC tornou-se grupo integrante dos CEPIDs/FAPESP[1]. Uma destas ações, entretanto, destaca-se como iniciativa para motivação vocacional: trata-se do recrutamento de jovens do Ensino Médio para desenvolverem uma pesquisa de Pré- Iniciação Científica nas dependências do CCMC sob a orientação do Prof. Antonio Carlos Hernandes e da Profa. Ariane Baffa Lourenço, em colaboração com os demais pesquisadores do CCMC.

Os frutos desta atividade promovida pelo LaDiC podem ser ilustrados com os passos profissionais nas carreiras de ciências que tiveram estes ex-estudantes de Pré-Iniciação Científica, como no caso da estudante de Bacharelado em Física do IFSC-USP, Natali Soler Matubaro De Santi.

A garota, à época, estudante do Ensino Médio, desenvolveu uma pesquisa em âmbito de pré-IC entre os anos 2009 e 2011, tendo passado boa parte de suas tardes, nos Laboratórios do CCMC aprendendo como a pesquisa é feita. O resultado desta experiência foi o quanto este dia-a-dia nas veredas da ciência a cativou: hoje Natali está a um semestre de concluir a graduação e se tornar Física.

Continuaremos, então, esta série de depoimentos relatando os percursos que seguiram ex-alunos do Laboratório de Difusão Científica do CCMC, compartilhando suas visões sobre o papel da Divulgação Científica para a sociedade e para a carreira de um pesquisador. Vejamos a visão de Natali.


Natali e sua atual posição

Estudante do último semestre do curso de Bacharelado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa de Iniciação Científica, financiada pela FAPESP, na área de Física de Partículas, com Ênfase em Flutuações Quânticas sob orientação do Professor Doutor Attilio Cucchieri no Instituto de Física de São Carlos.

Os primeiros passos no LaDiC e o interesse pela divulgação da ciência

O trabalho de Pré-Iniciação Científica de Natali ocorreu de 2009 a 2011, os três anos de seu Ensino Médio. A estudante afirma: “sempre tive o desejo de estudar Física além do ensino médio, e foi isso que me motivou”. Um plano foi traçado pelos coordenadores do LaDiC, e pelo Dr. Marcello Rubens Barsi Andreeta à época, pesquisador do CCMC para que Natali conhecesse as etapas de uma pesquisa em Física, na área de Ciência dos Materiais, sobre Supercondutividade.Natali relembra: “Foi feito o estudo do fenômeno e propriedades da Supercondutividade e a produção de pastilhas supercondutoras de YBa2Cu3O7 em conjunto com um sistema de levitação magnética para tal.”

A divulgação científica e a responsabilidade do pesquisador em divulgar a ciência na visão de Natali

A estudante, a partir da experiência vivida no LaDiC, avaliou: “A divulgação científica é de prima importância em qualquer lugar e estágio da vida. É sempre bom levar às pessoas o que grandes centros de pesquisa, como a USP, estão e são capazes de desenvolver. Ações desse tipo estimulam as pessoas a se interessarem e desenvolverem-se cientificamente. No período em que participei do Ladic tive a oportunidade de aprender muito e pude até divulgar o que desenvolvi em uma Feira de Ciências na escola. O que falta no Brasil é um trabalho em larga escala, que possa alcançar escolas públicas e particulares em qualquer estágio do ensino. Assim, acredito que o LaDiC possa ajudar ampliando a divulgação”.

A experiência no LaDiC na carreira de pesquisadora

Segundo Natali, o período em que atuou no LaDiC como aluna de Pré-IC,  foi crucial para a passagem Ensino Médio/Graduação: “Pude aprender a elaborar de forma técnica apresentações, pôsteres, atuação e porte em um Laboratório de Pesquisa.

Produtos gerados durante o período em que esteve no LaDiC

Enquanto ainda era estudante do Ensino Médio, Natali teve dois trabalhos aprovados para apresentação em congressos de Iniciação Científica: 19º SIICUSP e a XIX Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, intitulados:

SANTI, N. S. M. ; HERNANDES, A. C. ; LOURENCO, A. B. ; ANDREETA, M. R. B. . Sistema de Levitação Magnética com Supercondutores. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica (Siicusp), 2011, São Carlos. 19º SIICUSP, 2011.

SANTI, N. S. M. ; HERNANDES, A. C. ; LOURENCO, A. B. ; ANDREETA, M. R. B. . Desenvolvimento de um sistema de levitação magnética. In: CIC – Congresso de Iniciação Científica, 2011, São Carlos. XIX Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, 2011.

A estudante também fez parte do evento organizado pelo CCMC que contou com a participação do corpo de pesquisadores do grupo de pesquisa, pais dos alunos de pré-IC e também professores de suas respectivas escolas:

I Workshop de Atividade de Investigação Científica do CCMC, 2009.

O trabalho realizado pelo LaDiC como ação de divulgação cientítica e também motivação vocacional, também se tornou um artigo cientítico relatando a experiência, o qual referenciamos abaixo:


LOURENCO, A. B. ; COLOMBO, P. D. J.; ANDREETA, M. B. ; LLASER, J. J. G. ; HERNANDES, A. C.. Actividad de Investigación Científica en ambiente universitario: un estudio de sus contribuciones para estudiantes de la Enseñanza Media. Latin – American Journal of Physics Education, v. 8, p. 22-30, 2014.

O artigo citado acima foi premiado como capa do periódico em razão de sua relevância.

[1] Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) e Centro  para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) Para saber mais, acesse: http://www.ifsc.usp.br/ccmc/index.php/pt/noticias/perspectivas-de-ex-membros-do-ladic-sobre-divulgacao-cientifica-ilaiali-souza-leite

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).