CDMF – Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) estuda materiais químicos que podem apresentar diversas funções e aplicações na natureza. Esses materiais são aplicados em LEDs, estruturas orgânicas, filmes finos e muitos outros destinos, por conta de suas propriedades fotoluminescente, biodegradante e bactericida.

CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Conheça as principais linhas de pesquisa do CDMF:

ENERGIA RENOVÁVEL: Caracteriza-se pelo estudo e desenvolvimento de materiais multifuncionais com características energéticas limpas, que não agridam o meio ambiente e possam ser reutilizadas.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: Os materiais estudados pelo CDMF podem ter características biodegradantes, podendo ser utilizados na limpeza de rios e diversos outros ecossistemas que venham sofrer com a poluição ambiental.

SAÚDE: Os materiais multifuncionais podem ainda agir contra fungos e bactérias, apresentando propriedade bactericida. Esses compostos são utilizados na área da saúde através da aplicação destes materiais na superfície de próteses e outros objetos que estão em contato com o nosso organismo, como escovas de dente ou até embalagens de alimentos.