Foi divulgada, nesta semana pela equipe organizadora da 5ª Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC 5) a relação de 5 alunos de graduação selecionados para apresentarem seus trabalhos de forma oral no evento, e, assim, concorrerem ao Prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas. Entre os 5 alunos, está o estudante de bacharelado em Física Lucas Henrique Francisco, que desenvolve Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) sob orientação do Prof. Antonio Carlos Hernandes.
Lucas desenvolve Iniciação Científica, atualmente, com auxílio financeiro da FAPESP e seu projeto versa sobre Cerâmicas condutoras de prótons à base de Ba3Ca1.18Nb1.52R0.3O9-d (R = Y, Sm, Gd): preparação e propriedades. O trabalho do aluno foi selecionado pela equipe avaliadora da SIFSC 5, a qual é composta por docentes e pós-docs do IFSC. Apenas os melhores 5 melhores resumos entre os alunos da graduação são elencados para apresentação oral pública no evento, que é o requisito para concorrer ao Prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas, como consta nas regras: “Será atribuído nota (0-10) apenas aos resumos submetidos para concorrer ao prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas
– Os resumos com maiores notas serão classificados para a comunicação oral de acordo com o número de vagas
– O deferimento dos resumos inscritos para a comunicação oral será realizado mediante análise dos currículos pela Comissão de Graduação (CG) ou pela Comissão de Pós-Graduação (CPG). Sendo esta etapa eliminatória, este critério não adicionará notas na classificação dos resumos.
§ 1º As etapas I e II são classificatórias para a etapa III. Os convocados para a etapa III serão:
I – 5 alunos de Iniciação Científica com as cinco maiores notas dos alunos matriculados nos cursos de Bacharelado em Ciências Física Biomoleculares, Física e Física Computacional.
II – 12 alunos de Mestrado com as maiores notas;
III – 12 alunos de Doutorado com as maiores notas”
Em breve, será divulgado o horário e local das apresentações para que o público do IFSC possa assistir aos alunos que concorrerão ao prêmio.