O mês de dezembro foi dedicado ao estabelecimento de uma nova colaboração internacional com o Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC). Trata-se de um projeto firmado entre o coordenador do CCMC, Prof. Valmor Roberto Mastelaro e os docentes pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Sydney, Dorian Hanaor, Gwenaella Proust e Brendan Kennedy, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP.
Durante os primeiros quinze dias deste mês, o Prof. Valmor esteve na Austrália para visitar as dependências da Universidade e realizar reuniões com a equipe de pesquisadores. O objetivo do grupo é o estudo de materiais com estrutura perovskita, com foco em melhor compreender suas propriedades.
Segundo o Professor Valmor, a reunião colaborativa decorreu com bastante produtividade. Além de conhecer as instalações do grupo de pesquisa dos australianos, já foram realizados experimentos de Microscopia de Transmissão, além de discutirem resultados já obtidos em uma etapa anterior do trabalho. As próximas etapas das pesquisas em conjunto consistirão na realização de outros experimentos no Laboratório Síncroton na Austrália. O aluno de doutorado do Prof. Valmor, Anderson Borges também está envolvido na colaboração firmada.