Aprender simetria ficou mais divertido com o lançamento do jogo Jeru, desenvolvido pelo grupo Ludo Educativo. O game é indicado para jovens entre os 10 e 13 anos e pode ser usado por professores de Artes e Matemática como uma forma de tornar o ensino do conteúdo mais interessante aos alunos.
O grupo Ludo Educativo está vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), apoiados pela FAPESP. Para jogar, o aluno é estimulado a fazer operações de simetria.
Como jogar?
Para que o personagem se locomova pelo cenário é necessário utilizar sua magia. Para que o jogador vença o jogo, ele deve conseguir prever quais operações de rotação, reflexão ou translação devem ser realizadas para alcançar seu objetivo.
A coordenadora pedagógica do Ludo Educativo, Marília Faustino, explica que o professor pode utilizar o game para sensibilizar os alunos antes de trabalhar o conteúdo. “A intenção é despertar a atenção para a temática, uma vez que o aluno irá ver e praticar diversos ângulos com diferentes eixos de simetria. Apesar do jogo não fornecer informações detalhadas sobre o assunto, ele permite que o aluno brinque com as funções de simetria, criando uma familiaridade com o conceito”, disse.
Jogue Jeru no Portal Ludo Educativo: https://goo.gl/BmfpZK.
Ensino lúdico
O Ludo Educativo tem uma série de jogos que podem ser utilizados para que o ensino dos conteúdos ministrados em sala de aula seja mais atrativo aos estudantes.
O diretor do CDMF, Elson Longo, explica que o objetivo do projeto é oferecer novas maneiras de tratar os assuntos discutidos no ambiente escolar. “O Jeru oferece a oportunidade de criar o conceito de simetria e verificar que o mundo que nos rodeia é um misto do organizado e desorganizado, dando a possibilidade de imaginar as diferentes facetas da Arte associada ao ensino de Matemática”, disse.