O Prof. Adilson de Oliveira mostra em sua coluna na “Ciência Hoje” as semelhanças entre fenômenos naturais que regem e dão forma ao universo e elementos típicos dessa grande festa da cultura brasileira.
Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza (mas que beleza)
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
(País Tropical, Jorge Ben Jor)
Estamos em fevereiro e novamente tem carnaval. A maior festa brasileira – e um dos maiores eventos do mundo – é sempre uma oportunidade para alegrar grande parte da nossa população, mesmo quando estamos passando por dificuldades, sejam políticas ou financeiras. Afinal, essa festa popular é uma marca registrada do Brasil e um momento ímpar para a cultura brasileira.
O carnaval é uma festa relacionada ao calendário cristão. Na Idade Média, a Igreja Católica incentivou a reunião de diversas comemorações pagãs em um período anterior ao início da Quaresma, quando cristãos passam por quarenta dias de jejum e privações em preparação para a Páscoa. Desde então, o carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa.
Como a Páscoa é uma festividade com data móvel, determinada astronomicamente, o Carnaval também ocorre em datas diferentes todos os anos. O Primeiro Concílio de Niceia (em 325 d.C) estabeleceu que a data da Páscoa seria o primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o início do equinócio da primavera no hemisfério Norte. Essa lua cheia é chamada lua cheia pascal. O início do equinócio da primavera varia entre os dias 20 e 21 de março. Do ponto de vista eclesiástico, essa data ficou fixada em 21 de março. Mas a lua cheia não ocorre necessariamente no mesmo dia todos os anos. Por isso, a data da Páscoa varia entre 22 de março e 25 de abril (inclusive). Neste ano, será em 16 de abril e o carnaval, consequentemente, em 28 de fevereiro.
Nos desfiles de escolas de samba no carnaval, há sempre um enredo que define a história que será contada em pouco mais de uma hora. As cores, a harmonia entre o ritmo da música e a letra do samba-enredo e a criatividade dos desfiles fazem desse um espetáculo deslumbrante.
Na natureza, beleza e harmonia também se unem para nos ajudar a contar uma história: a do universo. E o samba-enredo do nosso universo já é executado há bilhões de anos.