Projeto de divulgação científica do CDMF é destaque na Agência FAPESP

CDMF lança campanha de divulgação científica no equinócio de Primavera

UFSCar e CDMF lançaram projeto “Ponto Cardeal” de divulgação científica que abordará assuntos de todas as áreas do conhecimento vinculados às estações do ano.

Aproveitando o equinócio de primavera, em 22 de setembro de 2017, o Laboratório Aberto de Interatividade (LABi) para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP –, lançou a campanha de divulgação científica “Ponto Cardeal”. Veja a matéria completa em: http://agencia.fapesp.br/cdmf_lanca_campanha_de_divulgacao_cientifica_no_equinocio_de_primavera/26193/

Nesta sexta-feira, o Sol vai se pôr no Oeste no Brasil

Muitos leitores podem ter estranhado o título deste texto: afinal de contas, o Sol não nasce sempre no Leste e se põe no Oeste? Pois é. Embora amplamente disseminada, inclusive em livros didáticos, esta não é uma ideia precisa, já que o nascer e o pôr do Sol se modificam diariamente, acontecendo no Leste e no Oeste, respectivamente, apenas em dois dias do ano, nos equinócios de outono e de primavera. E este último acontece no Brasil e em todo o hemisfério Sul nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, marcando o início da estação das flores (e do outono no hemisfério Norte).

Aproveitando a data, o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou a campanha de divulgação científica “Ponto Cardeal”, que busca não apenas esclarecer a questão do nascer e do pôr do sol, mas também aproveitá-la como mote para abordar conhecimentos de todas as áreas do conhecimento que possam ser vinculados às estações do ano. “Quando a gente consegue aproximar o conhecimento científico do cotidiano das pessoas, fica mais fácil despertar o interesse pela Ciência e, também, favorecer o entendimento de alguns conceitos, bem como a curiosidade que leva a novas buscas por mais conhecimento. Por isso, as estações do ano, toda a atenção que é dada às particularidades do verão, do inverno, do outono e da primavera, nos parecem uma ótima oportunidade para tratar de assuntos em todas as áreas”, explica a jornalista Mariana Pezzo, Coordenadora Executiva do LAbI.

“Eu sempre quis, de um lado, tratar dessa questão dos equinócios e solstícios e do equívoco em relação à posição do Sol. De outro, no Laboratório, a gente sempre está tentando pensar em novos suportes para divulgar o conhecimento, e nas possibilidades advindas do diálogo entre Ciência e Arte. Dessas preocupações nasceu a campanha”, conta Adilson de Oliveira, docente do Departamento de Física que é o coordenador do LAbI. Como adianta o pesquisador, a campanha inclui um video exibido em painéis publicitários digitais na cidade de São Carlos – em uma parceria com a empresa Motion Painéis Digitais –, outro video com uma performance de músicos da Orquestra Experimental da UFSCar tocando ao entardecer na Praça da Ciência, no Campus São Carlos da Universidade, e um site dedicado ao projeto, que reúne conteúdos inéditos e a compilação de materiais já divulgados, produzidos pelo próprio LAbI e outros projetos de divulgação, relacionados às temáticas abordadas. “A gente começou com a primavera e os movimentos da Terra relacionados às estações, mas a ideia é ir agregando novos conteúdos e aproveitar cada estação para chamar a atenção das pessoas para esses conhecimentos”, complementa Oliveira.

O site do projeto é o www.cardeal.ufscar.br.

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.