No dia 22 de setembro, última sexta-feira, o professor Juan Manuel Andrés Bort, parceiro do CDMF, ministrou aula inaugural de seu curso na Universitat Jaume I, na Espanha.
Com o tema “Nanotecnología: ciencia, arte y tecnología” a palestra abordou as três frentes relacionadas à nanotecnologia, que segundo o professor é uma área fundamental “não apenas por suas implicações tecnológicas, mas também pelos princípios físicos e químicos que regem suas propriedades, e que tem um protagonismo crescente no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, além de ser uma arte”.
A aula foi dividida em seis partes, iniciando com uma reflexão sobre a vida, seguida da explicação a respeito da escolha do tema, a nanotecnologia como ciência, como arte e como tecnologia, e uma última parte a respeito das pesquisas desenvolvidas pelo professor. Ao dizer sobre a escolha do tema Juan Bort diz da importância da troca com diferentes pesquisadores e grupos de diversos países e cita o Liec, tanto em referência de pesquisa, como em suas imagens da Nanoarte, no âmbito, sobretudo, da nanotecnologia como arte.
O texto completo da palestra pode ser encontrado aqui.