Foi realizada no último dia 15 de março a defesa pública da Tese de Doutorado da pesquisadora Ivani Meneses Costa, membro do NanOLaB e associada ao Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de São Carlos (PPGFIS – UFSCar).
O trabalho foi orientado por Adenilson José Chiquito, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (DF – UFSCar), coordenador do NanOLaB e pesquisador associado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). A banca examinadora foi composta por Oliva Maria Berengue, professora da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FEG – Unesp), Maria Aparecida Zaghete, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Araraquara (IQ – Unesp) , Valmor Masteralo, professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), e Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e Diretor Geral do CDMF.
O trabalho intitulado “Transporte eletrônico em nanofios de SnO2 dopado com Sb: transição metal-isolante induzida pela dopagem e fotocondutividade persistente” versa sobre o estudo dos efeitos da dopagem de antimônio em nanofios de SnO2 sendo observada uma transição metal-isolante descrita com base nos modelos de Mott e Anderson. O efeito de fotocondutividade persistente presente nos dispositivos de um nanofio mostrou-se importante no desenvolvimento de dispositivos de memória em escala nanométrica.