Pesquisadores do CDMF elaboram na Espanha projeto para desenvolvimento de materiais baseados no Grafeno

Projeto é mais uma ação da parceria entre o Centro e a universitat jaume i

Da esq. para dir.: Miguel San Miguel, Júlio Ricardo Sambrano, Juan Andres e Elson Longo, durante visita da missão à Universitat Jaume I.

Como parte das ações do convênio entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e Universitat Jaume I (UJI), um grupo de pesquisadores do CDMF está em visita à Universitat Jaume I, na Espanha, entre os dias 7 e 15 de junho. Formado pelos professores Miguel San Miguel (Unicamp), Julio Sambrano (Unesp, campus de Bauru) , e  Elson Longo (UFSCar), diretor geral do CDMF,o grupo tem como anfitrião o professor Juan Andrés (UJI), também pesquisador visitante do CDMF.

Entre as atividades, foram discutidos  projetos sobre materiais semicondutores suportados por Grafeno e irradiação por laser em femtosegundos de semicondutores. Na oportunidade o grupo elaborou um projeto de pesquisa para desenvolvimento de materiais baseados no Grafeno para ser submetido à comunidade europeia. Por outro lado, foram realizadas medidas de irradiação de laser em femtosegundos.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.