Pesquisadora do CDMF desenvolve novos materiais para aplicação em células solares

Pesquisa foi desenvolvida na Colorado School of Mines

Bruna Bregadiolli, ao centro, junto com os outros membros do Sellinger’s Group, na Colorado School of Mines em Golden, nos Estados Unidos.

A pesquisadora Bruna Bregadiolli que desenvolve pesquisa de pós-doutorado como bolsista do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) sob a supervisão de Maria Aparecida Zaghete, professora do Instituto de Química da UNESP (IQ – Unesp) de Araraquara,  e integrante do CDMF, acaba de retornar de seu período de estágio de pesquisa no exterior (BEPE-FAPESP) onde desenvolveu novos materiais funcionais baseados em carbono para aplicação em células solares, linha de pesquisa de interesse do CDMF na área de energia e meio ambiente.

Nesta pesquisa, foram desenvolvidas diversas técnicas para a produção de novos materiais, com grupos ancoradores orgânicos tais como trifenilaminas e tiofenos ancorados a nanodiamantes e a derivados de grafeno. Esses novos materiais possuem estrutura doador- π-aceitador quando ligados covalentemente ao composto derivado de carbono, dando origem a um sistema πconjugado que poderá facilitar o transporte de cargas nos novos compostos. Além disso, o ancoramento de novos ligantes pode alterar os níveis de energia dos materiais, o que pode ser adequado de acordo com sua aplicação.

O estágio de pesquisa possibilitou o contato da pesquisadora com técnicas avançadas de síntese e caracterização de materiais orgânicos e a colaboração do professor Alan Sellinger e os membros de seu grupo tanto para a obtenção desses novos materiais tal como a futura aplicação em dispositivos. Além disso, firma a parceria do grupo de pesquisa do IQ-UNESP com o grupo da Colorado School of Mines.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar, Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.