Artigo na ‘Scientific Reports’ aponta efeitos antifúngicos e antitumorais de nanopartículas desenvolvidas pelo CDMF

compósito de nanopartículas foi obtido com irradiação de elétrons e feixes de laser de femtosendo

Um recente artigo de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) apresenta resultados importantes sobre os efeitos antifúngicos e antitumorais de um compósito produzido pelo CDMF.

O compósito de nanopartículas de prata e de tungstato de prata foi obtido pelos pesquisadores a partir da irradiação do tungstato de prata puro com elétrons e feixes de laser de femtosegundo.

A pesquisa realizada em colaboração internacional contou com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) campus Araraquara, Universitat Jaume I (UJI), da Espanha, e da Technical University of Liberec, da República Tcheca.

O artigo intitulado “Ag Nanoparticles/α-Ag2WO4 Composite Formed by Electron Beam and Femtosecond Irradiation as Potent Antifungal and Antitumor Agents” foi publicado na edição do último dia 9 de julho no periódico ‘Scientific Reports’, do Grupo Nature.

Os autores do trabalho são Marcelo de Assis, Thaiane Robeldo, Camila Cristina de Foggi, Andressa Mayumi Kubo, Gladys Mínguez – Vega, Eloisa Cordoncillo, Héctor Beltrán-Mir, Rafael Omar Torres Mendieta, Juan Andrés, Mónica Oliva, Carlos Eduardo Vergani, Paula Aboud Barbugli, Emerson Rodrigues de Camargo, Ricardo Carneiro Borra e Elson Longo. A ilustração do artigo é de autoria de Enio Longo.

O artigo pode ser acessado em: https://www.nature.com/articles/s41598-019-46159-y

No vídeo abaixo, alguns dos autores do trabalho falam sobre os resultados obtidos na pesquisa. Confira:

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.