CDMF firma nova parceria de pesquisa com a UFGD

Parceria visa o fortalecimento da pesquisa em materiais nanoestruturados e (bio)ativos na Universidade Federal da Grande Dourados

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) acaba de estabelecer uma nova parceria de pesquisa com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O acordo foi firmado entre Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF, e Luiz Fernando Gorup, Professor Visitante do departamento de Química da UFGD.

As colaborações serão realizadas em linhas de pesquisa voltadas ao desenvolvimento de materiais nanoestruturados, mais especificamente síntese de nanomateriais metálicos e cerâmicos (Ag, CuO, ZnO, MnO, AgO, Ag3PO4, RuO2, Fe3O4. NTC, grafeno, complexos) e também na aplicação dos materiais obtidos em Processo de Oxidação Avançada (POA) de corantes orgânicos, sensores, catalisadores em reação orgânica e atividade antimicrobiana.

A parceria conta com dois projetos de pesquisa aprovados na Chamada Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018: “Construção de materiais
nanoestruturados pelo “self-assembly” nanopartículas induzida por
biomoléculas”, processo 435975/2018-8 e ” Síntese por ultrassom de nanopartículas à base de prata (Ag2O, Ag2O/Ag e Ago) e os efeitos nas propriedades antimicrobianas”, processo 421648/2018-0.

A parceria, de acordo com Gorup, é de fundamental importância para fortalecer os grupos de pesquisa na área de materiais nanoestruturados e (bio)ativos na UFGD e, além disso, “deve aproximar os pesquisadores do CDMF dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Química da UFGD”, conclui.

Confira abaixo a galeria de imagens sobre as pesquisas já em fase de desenvolvimento:

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2920 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.