Pesquisador da UFRN desenvolve experimentos no CDMF com compostos para aplicação em baterias de íon – sódio

Pesquisa também conta com parceria da Universidad de Córdoba

Da esq. para a dir.: Professores Elson Longo e Maurício Bomio.

O pesquisador Maurício Bomio, professor do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esteve recentemente na sede do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), localizado na Universidade Federal de São Carlos, realizando experimentos com compostos lamelares de Na2/3Ni1/3Mn2/3O2 obtidos pelo método ultrassônico para aplicações em eletrodos de baterias de íon – sódio. Esses materiais têm apresentado respostas eletroquímicas satisfatórias e, atualmente, são os principais candidatos para aplicações comerciais em cátodos em novas baterias.

Os materiais obtidos no período no CDMF serão caracterizados em conjunto com o Grupo de Química y Eletroquímica de Materiales Inorgánicos (QUEMI) da Universidad de Córdoba (UCO), onde Bomio realizará uma estadia de 3 meses em 2020.

A pesquisa é desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM) da UFRN e conta com a parceria do CDMF e do QUEMI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.