Sistema MetA-SP é utilizado em avaliações nas escolas do Estado na região de São Carlos

Nesta primeira semana de fevereiro já estão sendo aplicadas as Avaliações de Entrada (ADEs)

Por José Ângelo Santilli

No ano de 2019 foi realizado o piloto do sistema MetA-SP, uma ferramenta para aplicação de Avaliações de forma digital, em várias escolas do estado da região de São Carlos. A iniciativa só foi possível graças à colaboração da Diretoria de Ensino da região, do Centro de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos (apoiados pelo CNPq e pela FAPESP) e da empresa Aptor Software.

Foram, ao longo do piloto, realizadas aplicações das Avaliações de Aprendizado em Processo (AAPs) de forma diferente da costumeira. Através do sistema MetA-SP tais avaliações foram realizadas por meio digital e os alunos da rede puderam utilizar tanto computadores quanto celulares/tablets para responder as questões. O sistema permitiu que os alunos fizessem e enviassem os resultados diretamente para uma plataforma online, que já organizava os acertos e erros dos estudantes, diminuindo assim a tarefa dos professores e aplicadores de corrigir e organizar esses resultados.

Os resultados dessas provas foram comparados entre os alunos que responderam a mesma por meios físicos e os que responderam por meios digitais, revelando que, estatisticamente, o método inovador não trouxe malefícios à aplicação das avaliações. Cerca de 86,6% dos parâmetros de comparação com o método tradicional se mostraram dentro da variação esperada, levando em conta a diversidade das escolas e alunos que participaram do piloto.

O sistema também conta com medidas de segurança que não ocorram colas, além de garantir a segurança e confiabilidade da prova e resultados. No caso de celulares/tablets o aplicativo gerencia a internet e garante que a prova seja feita apenas quando o aluno não está conectado, evitando assim comunicação com outros avaliados ou até mesmo com fontes de respostas.

As atividades ocorreram entre os períodos de 01 de fevereiro a 31 de maio de 2019, 01 de junho a 20 de setembro de 2019 e de 23 de setembro a 20 de dezembro de 2019. Nessas atividades, mais de 27.000 estudantes utilizaram o MetA-SP como única forma de enviar os resultados das AAPs, além de identificarem melhorias para o sistema.

Estima-se que a cada 10.000 alunos realizando 5 avaliações anuais com uma média de 4 folhas por avaliação, sejam economizadas mais de 1.200.000 folhas de papel (correspondendo a aproximadamente 8.400.000 litros de água e aproximadamente 80.000 árvores). Além disso, nessa mesma estimativa, evita-se corrigir manualmente mais de 300.000 provas!

Neste ano de 2020 o uso do MetA-SP já foi organizado e, nesta primeira semana de fevereiro, já estão sendo aplicadas as Avaliações de Entrada (ADEs). Somente estas aplicações já atingirão um público de 6.000 alunos e facilitarão a avaliação de entrada dos estudantes às escolas públicas do estado na região de São Carlos.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.