Pesquisa desenvolvida por grupo ligado ao CDMF é destaque na Folha de São Paulo

Pesquisadores obtiveram eletrólitos sólidos poliméricos com recorde de condutividade iônica

As pesquisas conduzidas pelo grupo liderado pelo pesquisador Flavio Leandro de Souza, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) é destaque em matéria do blog “Sínteses” na Folha de São Paulo.

A matéria destaca um artigo que apresenta um novo material, desenvolvido pelo grupo, que pode ser fundamental para a melhoria das baterias de estado sólido.

Confira:

Grupo brasileiro desenvolve material para próxima geração de baterias

Por Mariana Pezzo

Como registrado aqui em Sínteses, a revista Nature elegeu as baterias de estado sólido um dos 10 temas de pesquisa para prestar atenção em 2020. Esses dispositivos são considerados o futuro das baterias, diante das novas demandas colocadas pela transição energética para fontes renováveis e sustentáveis.

A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) destacou recentemente resultados que mostram a participação da ciência brasileira nesse esforço de pesquisa e desenvolvimento. O trabalho divulgado enfrenta um dos principais obstáculos para as baterias de estado sólido: a baixa condutividade dos eletrólitos sólidos em temperatura ambiente.

Matéria completa disponível na página da Folha de São Paulo

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.