CDMF e Universitat Jaume I testam ação antiviral de nanopartículas para combate à COVID – 19

Além de bactericidas e fungicidas, alguns estudos apontam ação das nanopartículas de prata contra alguns tipos de vírus

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), em parceria com um grupo da Universitat Jaume I (UJI), da Espanha, coordenado por Juan Andrés Bort, professor da UJI, iniciaram uma série de testes para avaliar a possibilidade de utilização de nanopartículas de prata no combate ao vírus SARS – CoV – 2, responsável pela pandemia de COVID – 19.

As nanopartículas utilizadas na pesquisa têm ação bactericida e fungicida – já comprovada em outros estudos do grupo – e, também, podem apresentar um grande potencial de utilização contra o novo coronavírus, uma vez que são apontadas na literatura como sendo eficientes contra outros tipos de vírus.

O passo seguinte, depois de confirmada a atividade antiviral, é desenvolver compostos que sejam capazes de carregar as nanopartículas para o interior do organismo, permitindo sua atuação contra os vírus.

No momento, dois Pós – Doutorandos do CDMF estão atuando na Espanha junto à equipe da UJI, graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Saiba mais no vídeo abaixo, enviado pelo professor Juan Andrés Bort.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.