Pesquisadores do CDMF estreitam laços com universidade chinesa

Vários acordos de colaboração foram firmados com pesquisador da Jiaotong University

No último mês de março, Flavio Leandro de Souza, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Edson Roberto Leite, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor Científico do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), ambos  pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), receberam a visita de Lionel Vayssieres, Diretor Científico do Centro Internacional de Pesquisas em Energias Renováveis (IRCRE), da Xi’an Jiaotong University, na China.

A visita faz parte do acordo de colaboração firmado em 2018 entre o IRCRE e o Laboratório de Energia Alternativa e Nanomateriais da UFABC, que visa a cooperação mútua no desenvolvimento de novos materiais em nanoescala para aplicações em dispositivos fotoeletroquímicos.

Ao longo dos 15 dias, Vayssieres pode conhecer a infraestrutura do LNNANO, e aproveitou para realizar uma série de experimentos em conjunto com a equipe de Microscopia do laboratório. Ainda durante esse período, Vayssieres, Souza e Leite participaram da 2º Conferência Pan-Americana de Nanotecnologia, realizada em Águas de Lindóia, onde apresentaram alguns dos resultados da colaboração.

“A visita do Dr. Vayssieres, um dos grandes nomes na área, é importante para consolidar nossa participação internacional, especialmente em parceria com a China, no cenário de desenvolvimento da tecnologia para produção de hidrogênio livre de carbono”, explica Souza.

O pesquisador revela ainda que, além das parcerias com centros de pesquisa chineses, outros acordos também foram firmados com instituições do México e da França.

Souza e Vayssieres também aproveitaram o encontro para discutir e finalizar o trabalho iniciado durante um estágio da pesquisadora Aryane Tofanello. Sob a supervisão de ambos, a pesquisa intitulada “Strategies to improve the photoelectrochemical performance of hematite nanorod-based photoanodes”, foi recentemente publicada no periódico APL Materials.

Vayssieres deve retornar ao Brasil ainda neste ano para uma nova missão de pesquisa de 30 dias.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.