No último mês de março, Flavio Leandro de Souza, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Edson Roberto Leite, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor Científico do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), ambos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), receberam a visita de Lionel Vayssieres, Diretor Científico do Centro Internacional de Pesquisas em Energias Renováveis (IRCRE), da Xi’an Jiaotong University, na China.
A visita faz parte do acordo de colaboração firmado em 2018 entre o IRCRE e o Laboratório de Energia Alternativa e Nanomateriais da UFABC, que visa a cooperação mútua no desenvolvimento de novos materiais em nanoescala para aplicações em dispositivos fotoeletroquímicos.
Ao longo dos 15 dias, Vayssieres pode conhecer a infraestrutura do LNNANO, e aproveitou para realizar uma série de experimentos em conjunto com a equipe de Microscopia do laboratório. Ainda durante esse período, Vayssieres, Souza e Leite participaram da 2º Conferência Pan-Americana de Nanotecnologia, realizada em Águas de Lindóia, onde apresentaram alguns dos resultados da colaboração.
“A visita do Dr. Vayssieres, um dos grandes nomes na área, é importante para consolidar nossa participação internacional, especialmente em parceria com a China, no cenário de desenvolvimento da tecnologia para produção de hidrogênio livre de carbono”, explica Souza.
O pesquisador revela ainda que, além das parcerias com centros de pesquisa chineses, outros acordos também foram firmados com instituições do México e da França.
Souza e Vayssieres também aproveitaram o encontro para discutir e finalizar o trabalho iniciado durante um estágio da pesquisadora Aryane Tofanello. Sob a supervisão de ambos, a pesquisa intitulada “Strategies to improve the photoelectrochemical performance of hematite nanorod-based photoanodes”, foi recentemente publicada no periódico APL Materials.
Vayssieres deve retornar ao Brasil ainda neste ano para uma nova missão de pesquisa de 30 dias.
CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).