Artigo com colaboração de pesquisador do CDMF é publicado na ‘Scientific Reports’

Estudo testa novas ligas metálicas para implantes

Prof. Dr. Fenelon M.L. Pontes, UNESP-Bauru

O pesquisador Fenelon Martinho Lima, professor do Departamento de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) campus Bauru e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é um dos colaboradores do artigo “Development of novel ti-Mo-Mn alloys for biomedical applications” publicado recentemente no periódico Scientific Reports.

O artigo relata o desenvolvimento de uma nova liga metálica para aplicações em Biomedicina, onde predominam os biomateriais metálicos, usados em cerca de 70 a 80% dos implantes ortopédicos e odontológicos. Portanto, como afirma o pesquisador, o desenvolvimento de novos materiais desse grupo com propriedades mais adequadas para esses usos é de extrema importância.

A pesquisa relata a produção de ligas de Titânio-Molibdênio-Manganês, Ti-10Mo-5Mn, Ti-15Mo-2.5Mn e Ti-15Mo-5Mn, posteriormente caracterizadas e testadas quanto a sua citotoxicidade. Lima explica que no Laboratório de Desenvolvimento de Materiais Funcionais Nanoestruturados (LDMFN) “foi realizada a caracterização estrutural dessas ligas por difração de raios-X, no qual os estudos apresentaram a fase Beta (β) para todas as ligas. As análises das ligas mostraram que os extratos dessas não são citotóxicos para células fibroblásticas, ou seja, não provocam reações alérgicas no tecido humano”, conclui.

Os outros cientistas que assinam o artigo são Mariana L. Lourenço, Giovana C. Cardoso, Karolyne dos Santos J. Sousa, Tatiani A. Goto Donato e Carlos R. Grandini.

A pesquisa também contou com apoio do Laboratório de Anelasticidade e Biomateriais, do Institute of Biomaterials, Tribocorrosion and Nanomedicine, ambos também sediados na Unesp – Bauru.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.