Parceria CDMF-Aptor e Secretaria da Educação de São Carlos implanta o Ludo Escola na rede de ensino

Diferente do ensino à distância, o professor poderá criar sua sala de aula, suas atividades, bem como a avaliação da aula ministrada para os alunos.

Por José Ângelo Santilli

Em meio a pandemia do novo coronavírus, com a suspensão das aulas presenciais, uma experiência inovadora com o Ludo Escola está sendo implantada na rede municipal de ensino de São Carlos (SP) por meio de uma parceria entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/FAPESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Aptor Software (spin-off do CDMF) e a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos.

Criada pelo grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, um projeto de extensão universitária do CDMF, em parceria com a Aptor Software, a plataforma de ensino à distância Ludo Escola busca auxiliar alunos e professores com o emprego de novas tecnologias digitais. A ferramenta de aprendizado colaborativo totalmente gratuita está disponível no Portal do Ludo Educativo para o ensino das diferentes disciplinas, de maneira lúdica. Diferente do ensino à distância, o professor poderá criar sua sala de aula, suas atividades, bem como a avaliação da aula ministrada para os alunos.

Com a paralisação do ensino presencial nas escolas, o portal permitirá criar salas de aula para cursos à distância, promovendo uma experiência inédita no ensino municipal. “Para amenizar as perdas dos estudantes do ensino médio e fundamental com a pandemia, celebramos um convênio com a Secretaria da Educação de São Carlos. Este projeto faz parte da Difusão do CDMF/FAPESP”, disse Elson Longo, diretor do CDMF e Professor Emérito da UFSCar.

Para os pais ou professores que querem montar atividades direcionadas para seus filhos/alunos, utilize o recurso do Ludo Escola. Nele, poderá criar cursos, com questões objetivas para que sejam respondidas, enquanto se divertem, em um jogo de tabuleiro.

Com o módulo Ludo Escola, dentro do Portal Ludo Educativo, os professores têm a oportunidade de utilizar cursos já disponibilizados na plataforma, para aplicar a seus alunos ou mesmo criar seus próprios cursos, com diferentes módulos, em formato de jogos de tabuleiro.

Os alunos devem jogar o dado e andar as casas correspondentes. Ao caírem em uma casa com desafio, devem responder a uma das questões do módulo. Retorna o número de casas ao errar alguma resposta. O desafio é completar o tabuleiro e conseguir a pontuação mínima para passar de módulo.

Os professores têm acesso a diferentes relatórios, inerentes ao curso, sala e aluno, a fim de analisarem o desempenho dos alunos frente aos assuntos abordados no curso e o progresso de cada um nos módulos.

Para ter acesso, basta se cadastrar na plataforma basta acessar https://www.ludoeducativo.com.br/ e selecionar a opção “Ludo Escola”.

O tutorial completo está disponível no vídeo abaixo:

Ludo Educativo

O Ludo Educativo nasceu de uma iniciativa conjunta da Aptor Software e o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Excelência (CEPIDs) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Com realização da equipe da Aptor Software, criou-se um portal de jogos educativos completamente gratuitos para tornar a educação algo mais divertido.

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.