Doptex lança tecido que inativa coronavírus em 2 minutos

abit - têxtil e confecção

A tecelagem Doptex lançou um acabamento antiviral capaz de ser contra o coronavírus homologado pela Nanox. A tecnologia consiste em um tratamento com partículas de prata que bloqueiam a ligação dos microrganismos nas células hospedeiras. Intitulado de Ag+Fresh®, o método inativa a COVID-19 em apenas 2 minutos de exposição e conta com durabilidade de até 30 lavagens caseiras.

Os testes da tecnologia Ag+Fresh® nos tecidos Doptex foram realizados pela Nanox em parceria com a Universidade de São Paulo, nos laboratórios do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Também participaram pesquisadores da Universitat Jaume I, na Espanha, e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pelo Programa FAPESP de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). O artigo é composto por 67% de poliéster e 33% de algodão (polycotton).

Os testes mostraram que a tecnologia rompe a membrana do microrganismo e impede a sua ligação com as células hospedeiras, evitando que o vírus libere o seu material genético. A indústria possui cinco artigos com o tratamento, que também podem ter suas cores personalizadas.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.