Brasileiro tem 3 obras entre finalistas de concurso de nanoarte; confira

Revista Galileu

Brasileiro tem 3 obras entre finalistas de concurso de nanoarte; confira

Vencedor será escolhido por voto popular no Facebook até o dia 13 de novembro. Conheça o trabalho de Ricardo Tranquilin, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos

Três imagens produzidas por um pesquisador brasileiro foram selecionadas como finalistas do concurso NanoArtography 2020, promovido pelo A. J. Nanomaterials Institute da Drexel University, dos Estados Unidos.

Intituladas Big Ones Little Ones, Star Fruit e Perfect Balance, as obras são de autoria de Ricardo Tranquilin, integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

As imagens vencedoras serão escolhidas por meio de votação popular, disponível na página do Facebook da competição até 13 de novembro de 2020.

Intitulado “Nature’s Beauty at the Small Scale”, o concurso visa promover uma competição entre imagens que combinam nanociência e arte. Tranquilin já teve imagens premiadas em edições anteriores.

A nanoarte é uma expressão artística recente, surgida com a nanotecnologia, integrando ciência e arte. As imagens nanométricas captadas dos materiais pesquisados são ampliadas e colorizadas em computador com os propósitos de revelar a beleza das formas de um universo invisível a olho nu e de popularizar e estimular a curiosidade científica.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2920 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.