Emerson Camargo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi o presidente da banca de qualificação do mestrado de Jordana Ferreira Assis, do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Jataí (PPGQ – UFJ). A pesquisa, intitulada “Desenvolvimento de mantas eletrofiadas de blendas de Poli(N- vinilcaprolactama)/polivinilpirrolidona com Nanopartículas de Hidroxiapatita”, foi apresentada na última terça-feira (15).
Abordando a citotoxicidade de mantas compostas por um hidrogel termossensível, o estudo desenvolvido pela mestranda discute a aplicabilidade dessas mantas como um suporte viável para a regeneração de tecidos vivos. Sob a orientação de Camargo, a pesquisa foi o primeiro exame de qualificação do PPGQ/UFJ.
A convite da coordenadora do Programa, Tatiane Arantes, que foi aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar, o professor Emerson Camargo compartilhou a banca com Tatiane Bastida, professora da UFJ, e Francisco Nunes, que também é egresso do PPGQ – UFSCar.
CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).