Estudo pode auxiliar no desenvolvimento de sensores de gases neurotóxicos

Laboratórios de Investigação Médica - HC/FMUSP

Estudo pode auxiliar no desenvolvimento de sensores de gases neurotóxicos

Pesquisa conduzida no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), revela a eficácia de nanotubos de nitreto de boro na detecção de gás sarin.

Os resultados do estudo, divulgados na revista Chemical Physics Letters, abrem caminho para a criação de instrumentos eficientes para detecção de gases neurotóxicos. O trabalho foi realizado durante o doutorado de Jeziel Rodrigues dos Santos no Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar.

O gás sarin é um dos mais letais agentes de ação neurotóxica e foi desenvolvido para utilização em guerras. Embora tenha sido considerado uma arma de destruição em massa, com produção e armazenamento proibidos por uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1993, em vários momentos recentes a utilização desse gás foi identificada, como em conflitos no Iraque e na Síria e em atentados terroristas no Japão.

Com o objetivo de encontrar sensores químicos capazes de identificar áreas contaminadas, a pesquisa desenvolvida por Santos demonstra, por meio de simulação e modelagem molecular, a eficácia de nanotubos de nitreto de boro na detecção do sarin.

O nitreto de boro hexagonal é um material isolante. A partir dessa constatação, contou Santos em entrevista à Assessoria de Comunicação do CDMF, decidiu-se investigar as modificações estruturais e eletrônicas resultantes da dopagem do material com átomos de silício, um semicondutor também já conhecido na literatura científica.

Mais informações, clique aqui.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.