Pesquisador do CDMF inicia doutorado sanduíche na Universitat Jaume I

doutorando desenvolverá suas pesquisas na universidade espanhola até fevereiro de 2022

Por meio do convênio firmado entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a Universitat Jaume I (UJI), o aluno de doutorado pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ – Unicamp), Manoel Barrionuevo, deu início recentemente ao seu estágio supervisionado na universidade espanhola.

Orientado no Brasil por Miguel Angel San-Miguel, docente do IQ – Unicamp e pesquisador associado ao CDMF, a tese de doutorado de Barrionuevo versa sobre a catálise heterogênea da reação de deslocamento gás-d’água empregando nanoclusteres de PtNi em superfície de anatase, tendo trabalhado também com o desenvolvimento de ferramentas computacionais que auxiliam o processo investigativo desses sistemas.

Com a supervisão dos docentes Juan Andrés e Lourdes Garcia, ambos da UJI, o doutorando conta que inicialmente a pesquisa que vai realizar buscará entender como se dá o processo de ativação de O2 para a formação de radical O* em sistemas no qual há nanoclusteres de prata adsorvidos na superfície de AgPO4. O interesse nesse sistema advém de suas características bactericidas, fungicidas e virucidas já exploradas no CDMF pelas pesquisas lideradas, por exemplo, pelos docentes San-Miguel, Andrés e Elson Longo, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar).

Além de conseguir realizar o trabalho proposto e, eventualmente culminar em uma publicação para os grupos, o período sanduíche também abriu portas para a realização da co-tutela. Barrionuevo espera que a correta conclusão de ambos processos solidifique ainda mais as interações entre os grupos de pesquisa, e torne evidente a importância de editais como o CAPES – PrInt para a internacionalização dos grupos de pesquisa.

“Sobretudo, destaco que o aprendizado que se obtém dessa interação é muitíssimo enriquecedor sob o ponto de vista da formação de recursos humanos, da formação científica e mesmo para a carreira acadêmica”, finalizou o doutorando que estagia na universidade espanhola até fevereiro de 2022.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.