Artigo do CDMF está entre os top ten papers do Forensic Identification eJournal pelo segundo mês consecutivo

trabalho aborda nanopartículas que permitem detecção de impressão digital

O artigo “Amorphous Calcium Phosphate Nanoparticles Allow Fingerprint Detection via Self-Activated Luminescence”, de autoria de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), está entre os 10 artigos mais baixados do periódico Forensic Identification eJournal pelo segundo mês consecutivo. 

Neste trabalho, nanopartículas fotoluminescentes livres de ativadores estáveis ​​à base de cálcio amorfo fosfato (ACP) foram obtidas pela primeira vez e tiveram o seu desempenho para imagens de impressões digitais latentes investigado. A partir de métodos importantes para o estudo, como a precipitação química,  a espectroscopia de refletância difusa, excitação de fotoluminescência e as medições de emissão, foi revelado que as novas nanopartículas luminescentes de ACP são seguras para serem usadas ​​e estão de acordo com os requisitos forenses para ações legais futuras.

O artigo é assinado pelos pesquisadores do CDMF Thales R. Machado, Jussara S. da Silva,  Elson Longo e Ieda L.V. Rosa. Além disso, a publicação conta com autoria de Renata R. Miranda, Valtencir Zucolotto, Máximo S. Li, Maria V.M. de Yuso, Juan J. Guerrero-González e Manuel Algarra, pesquisadores de instituições parceiras do Centro.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.