Aluno do CDMF é aprovado para cursar Doutorado Direto

Pesquisador seguirá seus estudos no PPGQ - UFSCar

O químico Arthur Martins Gabriel, integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apresentou na última quarta-feira (07) o projeto de pesquisa que possibilitou a sua passagem direta do mestrado, ainda incompleto, no Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para o doutorado no mesmo programa. 

Intitulado “Nanocompósitos Termossensíveis para Transporte e Liberação Controlada de Medicamentos”, o projeto apresentado aborda a aplicação dos nanocompósitos de polímeros termossensíveis de poli(N-vinilcaprolactama) – PNVCL – com diferentes composições de nanopartículas de SiO2 de diferentes dimensões e concentrações, com a intenção de obter novos biomateriais para o transporte e liberação controlada de medicamentos. No doutorado, Arthur, que atualmente é bolsista CAPES e passará a ser bolsista FAPESP, permanecerá sob a orientação de Emerson Camargo, professor do DQ – UFSCar e pesquisador do CDMF.

A apresentação pode ser assistida através do link

Resumo: Nos últimos anos, intensificaram-se as pesquisas focadas no desenvolvimento de biomateriais, como por exemplo os hidrogéis injetáveis para uso em cirurgias não-invasivas e com potencial uso como meio de transporte e liberação controlada de medicamentos. Entre eles, o poli(N-vinilcaprolactama) (PNVCL) pode formar hidrogéis biocompatíveis com propriedades químicas e mecânicas adequadas para uso como implantes. Uma alternativa promissora no campo de biomateriais é o preparo de nanocompósitos que associam as propriedades dos polímeros com a resistência mecânica das cerâmicas bioativas, como as nanopartículas de sílica. Desta forma, serão preparados neste projeto, nanocompósitos de polímeros termossensíveis de PNVCL com diferentes composições de nanopartículas de SiO2 de diferentes dimensões e concentrações, buscando a obtenção de novos biomateriais para o transporte e liberação controlada de medicamentos. Para avaliar a morfologia, a estrutura e as propriedades térmicas dos hidrogéis das nanopartículas e dos nanocompósitos, serão empregadas técnicas de microscopias eletrônicas de varredura e transmissão, o espalhamento de luz dinâmico, a espectroscopia de absorção na região do infravermelho, a calorimetria diferencial de varredura (DSC) e a termogravimetria (TGA). Por fim, pela espectrofotometria de UV-vis será realizada a análise da temperatura crítica inferior de solubilização (LCST) a partir dos seus parâmetros termodinâmicos e o estudo cinético da liberação de corantes e antibióticos.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.