Pesquisa do CDMF em parceria com a Universidade de Cambridge desenvolve software que analisa dados obtidos em caracterizações de supercapacitores

O artigo discute e demonstra ideias abordadas e programadas no SCAA

Um estudo realizado entre pesquisadores da Universidade Estadual Paulista – Campus Bauru (Unesp) e da Universidade de Cambridge, com o título “Supercapacitor auto analyser: An automated data analysis software for supercapacitor characterization”, foi publicado recentemente no periódico Journal of Energy Storage. 

Na colaboração, foi desenvolvido um programa de automação de análise de dados obtidos em caracterizações de supercapacitores, o SCAA (Supercapacitor Auto Analyser), visando principalmente ajudar os pesquisadores que atuam nessa área. Como objetivos centrais, o programa, além de auxiliar na rápida análise dos dados, prioriza a padronização dos métodos de obtenção de resultados e cálculos e a normalização nos padrões de divulgação dos parâmetros obtidos por esse tipo de dispositivo. O artigo, portanto, discute e demonstra essas ideias abordadas e programadas no SCAA.

Para os pesquisadores interessados, o programa SCAA pode ser baixado gratuitamente na página da publicação ou no site www.scaasoftware.com.

São autores do estudo publicado os pesquisadores Miguel H. Boratto, João V.M. Lima, George G. Malliaras e Carlos F.O. Graeff.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.