Pesquisadora do Departamento de Química defende tese de doutorado sobre luminescência

Banca foi presidida por Elson Longo, diretor do CDMF

A pesquisadora  Lílian Cruz Santos, aluna do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) defendeu na quinta-feira, 22, em formato online, sua tese de doutorado, intitulada “Emprego de agente complexante e irradiação por feixe de elétron e laser femtossegundos como estratégias para alterações da propriedade fotoluminescente do Α-Ag2WO4”

A banca avaliadora foi presidida por Elson Longo, professor emérito do DQ – UFSCar e diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), e composta também pelos professores Juan Andrés, Universitat Jaume I (UJI), Espanha, Miguel Ponce, Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP), Argentina, Miguel San-Miguel, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Mário Lúcio Moreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Resumo

A descoberta da fotoluminescência a temperatura ambiente impulsionou o desenvolvimento de uma infinidade de aparelhos óptico-eletrônicos, motivou a busca por novos materiais fotoluminescentes e estimou a modelagem dessa propriedade, mediante uma série de alterações no meio sintético. Devido à sua intrínseca fotoluminescência, o alfa-tungstato de prata (α-Ag2WO4), tem sido extensivamente estudado com o intuito de melhorar e modificar o seu emprego em dispositivos eletroeletrônicos. As alterações morfológicas, estruturais, e também, a formação de heteroestruturas entre semicondutores e nanopartículas metálicas, têm se mostrado eficientes na modelação e melhoramento da fotoluminescência. Desta forma, este estudo tem como principal objetivo a formação de heteroestruturas constituídas por microcristais de α-Ag2WO4 e nanopartículas de Ag, modificação morfológica e estrutural do α-Ag2WO4. As nanopartículas de prata foram obtidas por 3 vias: 1) método químico, no qual se empregou o etilenodiamino que atuou como complexante, modelador da morfologia e redutor do cátion Ag+, 2) irradiação por feixe de elétrons e 3) irradiação por laser femtossegundos. Como resultados destacamos, o êxito na modelagem estrutural, morfológica e fotoluminescente, a partir das estratégias utilizadas. Foi elucidado o mecanismo de crescimento de partículas em meio contendo etilenodiamino e discutiu-se a influência da morfologia, do band gap superficial e da microestrutura sobre a fotoluminescência, frente à ação das irradiações empregadas. Ao utilizar etilenodiamino na síntese de α-Ag2WO4, observou-se uma relação direta entre concentração de etilenodiamino e quantidade de nanopartículas de pratas superficiais. E como consequência da densidade eletrônica das superfícies que constituem cada morfologia e dos defeitos estruturais, observamos centros de emissão fotoluminescente diferentes ao empregar as estratégias selecionadas.

Com ênfase no estudo das propriedades do alfa-tungstato de prata, a pesquisadora Lílian Cruz Santos também contribuiu com o desenvolvimento de dois artigos científicos do CDMF, sendo eles: “Multi-dimensional architecture of Ag/α-Ag2WO4 crystals: insights into microstructural, morphological, and photoluminescence properties”, publicado no periódico CrystEngComm, e “α‒Ag2WO4 under microwave, electron beam and femtosecond laser irradiations: Unveiling the relationship between morphology and photoluminescence emissions”, publicado no Journal of Alloys and Compounds

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.