A Associação Brasileira de Cerâmica (ABC) concedeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no 67º Congresso Brasileiro de Cerâmica à pesquisa “Projeto e validação de arranjo experimental para avaliação de permeação gasosa em membranas cerâmicas”. O trabalho é de autoria de Sabrina G. M. Carvalho, bolsista de pós-doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN), Eliana Navarro S. Muccillo, pesquisadora do IPEN, e Reginaldo Muccillo, pesquisador emérito do mesmo instituto, Pesquisador Principall no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e supervisor da pesquisa de pós-doutorado de Carvalho.
No trabalho premiado, foi projetado e construído um sistema para medir a permeação de gases e a caracterização elétrica em membranas cerâmicas a diferentes temperaturas. O sistema tem sido utilizado para medir a eficiência de membranas para permeação de dióxido de carbono (CO2).
“Essas membranas podem ser utilizadas na indústria para diminuir a quantidade de dióxido de carbono lançada na atmosfera (processo de captura de CO2) diminuindo os impactos ambientais e contribuindo para a redução do efeito estufa”, explica Carvalho.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).