No final de julho, a Katléia Lab, spin-off do CDMF, iniciou um novo estudo de caso envolvendo genética capilar e suplementação nutricosmética.
A empresa iniciou o desenvolvimento do exame Hair DNA em 2015, incluindo uma equipe multidisciplinar de pesquisadores das áreas de biologia molecular, genética, nutrição, medicina, química e física, com o objetivo de tratar os cabelos de dentro para fora, sem utilização de medicação.
Desde então, a Katléia Lab, recebeu aportes financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio de dois projetos no PIPE, o Programa Fapesp de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas. O novo estudo envolve uma suplementação personalizada, contendo vitaminas, minerais e fitoterápicos específicos formulados a partir do exame de DNA capilar.
No total, foram realizadas oito medidas não invasivas no cabelo e couro cabeludo de 48 voluntários, todos com desordens envolvendo queda capilar. Os voluntários irão tomar a suplementação e após 90 dias, novas medidas serão realizadas.
A empresa é pioneira nesse tipo de exame no Brasil e se consolida nos avanços de tratamentos personalizados na área capilar.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).