O pesquisador Miguel San-Miguel, do CDMF, publicou o artigo “A TD-DFT-Based Study on the Attack of the OH· Radical on a Guanine Nucleotide” no periódico International Journal of Molecular Sciences. Escrito em parceria com o grupo de Mario Bernal, do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (IFGW/Unicamp), o trabalho buscou entender como o ataque do radical hidroxila (OH·) ao nucleotídeo guanina causa a dissociação dessa molécula.
A radiação ionizante danifica o DNA por meio de dois mecanismos: um direto, em que a partícula ionizante impacta a molécula, e um indireto, em que espécies químicas produzidas pela radiólise da água a atacam. A pesquisa investigou esse segundo mecanismo, com foco no radical livre OH·, usando o método TD-DFT (teoria funcional da densidade dependente do tempo).
Os pesquisadores concluíram que a abstração de hidrogênio foi exitosa em ataques a diferentes átomos de oxigênio, dissociando o DNA em três fragmentos principais: o grupo fosfato, o açúcar deoxirribose e a base nitrogenada.
Além de San-Miguel e Bernal, assinam o artigo João Santiago e Jhaison C. de Faria, mebros do grupo dirigido por Bernal no IFGW.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).