Antônio Carlos Hernandes recebe prêmio municipal de ciência e tecnologia

Pesquisador declarou que o prêmio representa uma celebração do trabalho em equipe

(com informações do IFSC e da Prefeitura Municipal de São Carlos)

Antônio Carlos Hernandes, pesquisador principal no CDMF, conquistou o Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2023, na modalidade “Cientista Emérito – Prêmio Dietrich Schiel”. A honraria é oferecida pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de estimular e reconhecer o trabalho dos cientistas e pesquisadores de São Carlos. Dietrich Schiel, morto em 2012, foi professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) e cofundador do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da mesma universidade.

Hernandes — que é Professor Titular do IFSC-USP, membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e da Associação Brasileira de Crescimento de Cristais — desenvolve pesquisas nas áreas de física dos materiais, ciência dos materiais e em ensino e divulgação de ciência.

“Receber o prêmio de cientista emérito que leva o nome do Prof. Dietrich Schiel é uma honra que me enche de gratidão, honra que compartilho com todos os meus colaboradores e equipes”, disse Hernandes ao site do CDMF. “Este prêmio pertence a todos nós. O reconhecimento pelo trabalho dedicado à pesquisa e à ciência, e, sobretudo, pela paixão de motivar e inspirar jovens na educação básica pública, amplia ainda mais a nossa responsabilidade.”

O pesquisador comentou ainda que o prêmio representa uma celebração do trabalho em equipe, uma colaboração intensa e muita dedicação. “Ao mesmo tempo, o prêmio me inspira a perseverar no árduo trabalho de pesquisa, inovação e formação das futuras gerações em prol de um país mais justo e igualitário”, completou.

De acordo com o site da Prefeitura, o prêmio é “um reconhecimento do município aos cientistas que contribuíram para a ciência nacional e internacional, como também aos professores de ciências, aos alunos de ciências, aos clubes de ciências, enfim todos que participaram de alguma atividade científica relevante”.

“Achamos importante para que a população entenda que São Carlos é uma cidade que vive da ciência, o que é fundamental para o desenvolvimento do município”, disse o titular da Secretaria, José Galizia Tundisi.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de outubro, a partir das 19h, na Câmara Municipal, na rua Sete de Setembro, nº 2078, no centro.

Confira abaixo a lista completa de premiados:

Modalidade Pesquisador Sênior – Prêmio Sérgio Mascarenhas de Oliveira:

Silvio Crestana;

Fernando Mauro Lanças;

Modalidade Pesquisadora Sênior – Prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas:

Debora Marcondes Bastos Pereira Milori;

Maria Bernadete Amâncio Varesche;

Modalidade Jovem Pesquisador – Prêmio Antônio Pereira de Novaes:

Thiago Boaventura Cunha;

Modalidade Jovem Pesquisadora – Prêmio Wanda Aparecida Machado Hoffmann:

Patrícia Hennig Osmari;

Laís Canniatti Brazaca;

Modalidade Cientista Emérito – Prêmio Dietrich Schiel:

Antonio Carlos Hernandes;

Vanderlan da Silva Bolzani;

Modalidade Professor de Ciência:

Clezio Aniceto;

Modalidade Professora de Ciência – Prêmio Odete Rocha:

Milene Aparecida Rodrigues de Oliveira;

Modalidade Jovem Cientista de São Carlos – Prêmio Silvio Crestana:

Gustavo Ferragini Batista;

Yasmin Freire Soares;

Modalidade Clube de Ciências – Prêmio Gilberto Orivaldo Chierice:

SmartStation: Maximizando a Previsão Climática com Tecnologia Embarcada- EE Jesuíno de Arruda;

Bioplástico – Desenvolvimento de materiais biodegradáveis João Pedro Mardegan Ribeiro e Vanessa Cristina Correa; Seisdedos – EE Dona Aracy Leite Pereira Lopes;

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.