Coordenadora do CDMF publica dois artigos sobre energia limpa

Um trabalho foca na produção de hidrogênio, o outro na produção de metanol

A coordenadora de pesquisa do CDMF Lucia Helena Mascaro, professora do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e também pesquisadora do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), publicou recentemente dois artigos que tratam da produção de energia limpa.

No dia 11 de novembro, foi publicado na revista Electrocatalysis o artigo “Hydrogen-Mediated Photoelectrocatalysis with Nickel-Modified Poly(Heptazine Imides)”, assinado também por Sirlon F. Blaskievicz, Ivo F. Teixeira, Mariolino Carta, Neil B. McKeown, Yuanzhu Zhao e Frank Marken. O trabalho descreve o uso de nitreto de carbono polimérico poli(heptazina imida) (PHI) com átomos isolados de níquel como catalisador para produção fotoquímica de hidrogênio gasoso (H2) a partir da oxidação de metanol ou etanol. O uso do níquel aumentou a resposta fotoeletroquímica da oxidação e, consequentemente, a geração de H2. Associado a isso, o uso de um revestimento  de material polimérico intrinsicamente microporoso (PIM) melhorou a estabilidade mecânica do material. O material, se mostrou promissor para aplicação de uma fotocélula para geração de H2 a partir de conversão de biomassa.

No dia 15 de novembro, no periódico Energy & Fuels, foi publicado o artigo “Perylenediimide-Incorporated Covalent Triazine Framework: A Highly Conductive Carbon Support for Copper Single-Atom Catalysts in Electrocatalytic CO2 Conversion”. Além de Mascaro, assinam o artigo Sebastian Raja, Gelson T. S. T. da Silva, Eduardo A. Reis, Jean C. da Cruz, Anelisse Brunca Silva, Marcelo B. Andrade, Govindasami Periyasami, Perumal Karthikeyan, Igor F. Perepichka e Cauê Ribeiro. O trabalho descreve como a estrutura covalente de triazina com perileno diimida incorporada (PDI-CTF) favorece a síntese de catalisadores de átomos isolados de cobre (Cu-SACs), permitindo a eletrorredução seletiva de CO2 para metanol. Os resultados indicaram que o material provê locais abundantes para adsorção de CO2, melhorando o transporte de carga intermolecular que reduz com eficiência o CO2 a metanol em um sistema aquoso. As reações eletrocatalíticas de redução de CO2 (CO2RRs) têm atraído atenção por seu custo/benefício, eficiência energética e baixo impacto ambiental.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.