As apresentações dos alunos José Laranjeira e Thiago Dorini receberam os prêmios de melhor apresentação oral e melhor pôster, respectivamente, no 46o Quitel, o Congresso de Químicos Teóricos de Expressão Latina, que aconteceu no fim de novembro, na Universidade da República, em Montevidéu, no Uruguai.
Laranjeira, que cursa o doutorado sob orientação de Julio Sambrano na Universidade Estadual Paulista (Unesp), apresentou oralmente o trabalho “Graphenyldiene: A new sp2 carbon nanosheet”, sobre o grafenildieno, um material de carbono poroso monocamada.
Já o pôster de Dorini, doutorando orientado por Miguel San Miguel na Universidade Estadual de Campinas (UInicamp), intitulado “Exploring the potential of Ag-based semiconductors for biocidal applications using high-throughput calculations with Density Functional Theory”, tratava da busca por semicondutores à base de prata para combater o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).