Um artigo publicado na revista Polymer descreve a preparação de filmes de nanoestruturas de polianilina (PANI) com camadas interna de nanotubos de carbono com paredes múltiplas (MWNCNTs) para estudo de sua atividade em fotoeletrocatálise, especialmente em relação à reação de evolução de hidrogênio (HER).
Os resultados são promissores na busca pela geração de hidrogênio a partir de divisão de moléculas de água utilizando luz solar. O material apresentou bom desempenho na absorção de luz e boa estabilidade, entre outras características positivas.
Entre os autores do artigo “In situ polymerised polyaniline films over multi-walled carbon nanotubes coatings for enhanced photoelectrochemical performance”, estão Alessandra A. Correa e Moisés A. de Araújo, que fizeram parte do CDMF, e Lucia Mascaro, pesquisadora do CDMF e do CINE (Centro de Inovação em Novas Energias).
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).