Pesquisadores do CDMF publicaram, em março, na revista ACS Applied Energy Materials o artigo “Carbon Nitrides in Photoelectrochemistry: State of the Art and Perspectives Beyond Water Splitting”. O trabalho, um artigo de revisão, trata das diferentes aplicações de nitretos de carbono em fotoeletroquímica e conclui que eles são materiais bastante versáteis, que podem ser modificados facilmente e aplicados em áreas como geração de hidrogênio verde, redução de CO2, geração de amônia verde, remediação ambiental e sensoreamento.
De acordo com Sirlon Blaskievicz, primeiro autor do artigo e membro do CDMF, “os estudos envolvendo nitretos de carbono em fotoeletroquímica ainda são muito recentes na literatura, e há uma grande margem para melhora”. Ele pondera que os potenciais de aprimoramento da eficiência e de escalonamento de fotoeletrodos baseados nesta classe de materiais são elevados e podem, em um futuro próximo, atingir tecnologias comerciais baseadas em nitretos de cabrono aplicadas a geração de energia limpa.
Além de Blaskieviz, assinam o artigo Juliana Lucca Francisco e Lucia Helena Mascaro, pesquisadoras do CDMF, além de Frank Marken, da Universidade de Bath, no Reino Unido.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).