Artigo de pesquisadores do CDMF reforça versatilidade de nitretos de carbono

Trabalho publicado na ACS Applied Energy Materials investigou diferentes aplicações do material em fotoeletroquímica

Pesquisadores do CDMF publicaram, em março, na revista ACS Applied Energy Materials o artigo “Carbon Nitrides in Photoelectrochemistry: State of the Art and Perspectives Beyond Water Splitting”. O trabalho, um artigo de revisão, trata das diferentes aplicações de nitretos de carbono em fotoeletroquímica e conclui que eles são materiais bastante versáteis, que podem ser modificados facilmente e aplicados em áreas como geração de hidrogênio verde, redução de CO2, geração de amônia verde, remediação ambiental e sensoreamento.

De acordo com Sirlon Blaskievicz, primeiro autor do artigo e membro do CDMF, “os estudos envolvendo nitretos de carbono em fotoeletroquímica ainda são muito recentes na literatura, e há uma grande margem para melhora”. Ele pondera que os potenciais de aprimoramento da eficiência e de escalonamento de fotoeletrodos baseados nesta classe de materiais são elevados e podem, em um futuro próximo, atingir tecnologias comerciais baseadas em nitretos de cabrono aplicadas a geração de energia limpa.

Além de Blaskieviz, assinam o artigo Juliana Lucca Francisco e Lucia Helena Mascaro, pesquisadoras do CDMF, além de Frank Marken, da Universidade de Bath, no Reino Unido.

CDMF

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.