Estudantes de iniciação científica do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) realizam estágio na Universitat Jaume I, na Espanha, em colaboração com os professores Rosa Llusar, Gladyz Minguez-Vega e Juan Andrés, por meio de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Os estagiários brasileiros ficarão entre dois e três meses na universidade espanhola, desencolvendo trabalhos relacionados à modificação de semicondutores multifuncionais com femtosegundos visando o aperfeiçoamento de suas habilidades em catálise, fotocatálise e atividade biológica.
A aluna Giovanna de Amorim Grasser irá modificar tungstato de níquel (NiWO4) a fim de aprimorar a sua atividade catalítica para a oxidação de sulfetos presentes em combustíveis.
Mayra Luiza Gonçalvez Rodrigues modificará nitreto de carbono grafítico (g-C3N4) visando diminuição de adsorção e melhora na geração dos pares de carga fotogerados. Já Paulo Vitor da Costa e Silva irá modificar compósitos de hidroxiapatita com curcumina para a obtenção de novos materiais para regeneração celular.
Neste mês, foram discutidos durante duas semanas os projetos para o biênio 2024/2025 e o intercâmbio de pesquisadores e estudantes. “Este estágio no exterior reforça as parcerias internacionais entre o CDMF e a Universitat Jaume I, e torna ainda mais sólida a formação acadêmica e científica destes alunos, promovendo a troca de conhecimento entre pesquisadores brasileiros e espanhóis”, afirma Elson Longo, diretor do CDMF.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).