Chocolate com biomassa de banana tem maior valor nutricional e menos açúcar

Produto de pesquisa com participação do CDMF terá sua patente depositada

Um artigo publicado na revista LWT, da editora Elsevier, descreve o preparo de chocolates com diferentes proporções de biomassa de banana (GBB) e posteriores avaliações físico-químicas e de aceitação do produto.

Nas análises fisico-químicas, composição, viscosidade plástica, atributos sensoriais, e tamanho de partículas estavam em conformidade com os padrões regulatórios. As avaliações sensoriais revelaram níveis elevados de aceitação. Para a variedade de chocolate que continha mais GBB (15%), 56% das respostas foram “com certeza compraria” e 31%, “provavelmente compraria”.

O artigo tem entre seus autores Luiz Fernando Gorup, pesquisador do CDMF. Assinam também Caroline Marchioretto, Valdecir Luccas, Raphael Antônio Borges Gomes, Euclésio Simionatto, Kelly Mari Pires de Oliveira, Renata Pires de Araújo, Ângela Dulce Cavenaghi Altemii, Glenda Biasotto Porzani, Silvia Maria Martelli e Eduardo José de Arruda.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2918 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.