Pesquisador do CDMF participa da Rio Innovation Week

Adilson de Oliveira foi convidado para ajudar a divulgar a trilha Ciência para Todos

A quarta edição da Rio Innovation Week (RIW) aconteceu entre 13 e 16 de agosto, no Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro. O evento de tecnologia e inovação reuniu mais de 2.500 palestrantes sobre variados temas divididos em 37 conferências e 14 eixos temáticos chamados de trilhas. 

Carlo Rovelli e Adilson de Oliveira

O coordenador de educação e difusão do conhecimento do CDMF e professor do Departamento de Física da UFSCar Adilson de Oliveira participou do evento como divulgador da trilha Ciência para Todos, organizada pelo físico Marcelo Gleiser. Esta trilha buscava “trazer o que há de mais moderno no desenvolvimento da ciência e tecnologia com o objetivo de gerar conhecimento, riquezas e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

Marcelo Gleiser e Adilson de Oliveira

No dia 13, palestras com o tema “Mente” trouxeram os neurocientistas Sidarta Ribeiro e Suzana Herculano-Houzel, o empresário Lourenço Bustani, a médica e pesquisadora Adana Kambeba e a psicóloga Kari Gleiser. No dia 14, com tema “Espaço”, foi a vez de Marcelo Gleiser, do físico ganhador do Prêmio Nobel Kip Thorne e do engenheiro da Nasa Ivair Gontijo, que em breve fará uma palestra online para a UFSCar a convite de Adilson de Oliveira. No dia 15, com tema “O que é realidade?”, falaram o físico Carlo Rovelli, a missionária Monja Cohen, o escritor Ailton Krenak e o filósofo William Egginton. Por fim, no dia 16, houve palestras do físico Fritjof Capra, da cientista e exploradora Ema Kuhn e da ativista ambiental Sandrine Dixson, presidente do Clube de Roma.

A expectativa da organização da RIW era receber de mais de 155 mil pessoas ao longo dos quatro dias. Oliveira estimou o público de cada palestra da Trilha Ciência para Todos em mais de 400 espectadores.

com Sandrine Dickson e Ema Kuhn

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2891 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.